Analistas do setor que realizaram uma análise prévia do serviço, o Microsoft Security Essentials, dizem que seus recursos e qualidade se equiparam aos produtos antivírus da Symantec, McAfee e Trend Micro, cujo uso custa cerca de US$ 40 ao ano.
"A notícia é boa para os consumidores e ruim para os concorrentes", disse Roger Kay, analista do setor de computadores na Endpoint Technologies Associates.
O produto oferece proteção contra diversos tipos de software maligno, como vírus, spyware, cavalos de Troia e rootkits. Caso a varredura do programa detecte um arquivo suspeito que ainda não esteja registrado como malware, o programa alerta os pesquisadores da Microsoft para que façam mais análises.
As empresas de segurança minimizaram a ameaça da Microsoft. Executivos da Symantec e da McAfee desconsideram o esforço da empresa como uma alternativa menos eficiente à proteção plena que oferecem com seus pacotes de segurança muito vendidos.
A oferta da Microsoft combate apenas software malignos. Os produtos mais procurados de suas rivais no segmento de segurança incorporam outros recursos, como cifragem, firewall, backup de dados e controles de conteúdo.
Rob Enderle, analista do Enderle Group que acompanha de perto o setor, disse que os consumidores não precisam de todos esses recursos.
"Se houver um produto bom o bastante distribuído de graça, como justificar pagar mais?", questionou.
O serviço gratuito surge depois de um esforço frustrado para vender um pacote de software de segurança chamado Live OneCare, que a Microsoft lançou três anos atrás, mas que a empresa anunciou que pretende tirar do mercado em novembro.
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